Solução Anti-DDoS: o que é e como funciona essa proteção?

Solução Anti-DDoS: o que é e como funciona essa proteção?

março 26, 2024 | Eduardo Guerra
Uma imagem que ilustra um cadeado em forma de desenho com o fundo azul e preto.

O Distributed Denial of Service (DDoS) é um dos maiores desafios de segurança para empresas de todos os tamanhos, pois esse tipo de ataque tem como objetivo inoperar serviços vitais e aplicações importantes, afetando diretamente a fonte de receita das organizações.

Com o crescimento da internet, as empresas têm tido que encontrar formas de se protegerem contra os ataques DDoS, sendo que, atualmente, um ataque DDoS pode alcançar um tráfego gigantesco, inclusive na casa de Tbps (terabits por segundo).

Por isso, é extremamente importante contar com uma solução anti-DDoS segura.

Nesta postagem, vamos explicar o que é uma solução Anti-DDoS, como ela pode proteger um site, quais são as principais vantagens de usar uma solução Anti-DDoS, quais são os principais recursos de uma e como implementa-lá de forma eficaz e se as empresas correm algum risco implementando essa solução.

Veja a seguir tudo sobre o anti-DDoS.

O que é uma solução Anti-DDoS?

Uma solução anti-DDoS é um serviço de segurança que protege os sites de ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS). Esses ataques são executados por milhares de computadores ao mesmo tempo, enviando enormes quantidades de dados para um único link de internet, site ou servidor.

Isso pode sobrecarrega-los, tornando-os lentos ou até mesmo inacessíveis. Uma solução anti-DDoS ajuda a bloquear esses ataques, protegendo a disponibilidade e a segurança da rede.

Como uma solução Anti-DDoS pode proteger um site?

Uma solução anti-DDoS pode proteger seu site de várias formas. Primeiro, ela pode detectar e bloquear ataques DDoS antes que eles cheguem ao seu site e pode detectar e bloquear ataques que estão em andamento.

Além disso, uma solução anti-DDoS pode ajudar a minimizar o impacto de ataques em andamento, garantindo que o tráfego legítimo não seja bloqueado.

Detecção

O primeiro passo na proteção anti-DDoS é a detecção do ataque. Isso é feito por meio de análise de tráfego, identificando padrões anormais que podem indicar um ataque DDoS em andamento.

Mitigação

Uma vez detectado um ataque, a solução anti-DDoS passa a mitigá-lo. Isso geralmente envolve a filtragem de tráfego, ou seja, separar o tráfego legítimo do malicioso e bloquear este último.

Adaptação

Os ataques DDoS estão constantemente evoluindo, o que significa que as soluções anti-DDoS também devem se adaptar. Isso pode incluir a atualização contínua de assinaturas de ataques e a implementação de técnicas de mitigação avançadas.

Resposta

Além de mitigar ataques, algumas soluções anti-DDoS oferecem capacidades de resposta, ajudando as organizações a se recuperarem rapidamente de um ataque e a minimizar seus impactos.

Vantagens de usar uma solução Anti-DDoS

As principais vantagens de usar uma solução anti-DDoS incluem melhor disponibilidade, maior segurança e proteção de dados.

Uma solução anti-DDoS também pode ajudar a melhorar a experiência do usuário, garantindo que eles acessem o site ou serviço sem problemas.

Saiba mais: O que é um Firewall?

Além disso, uma solução anti-DDoS pode ajudar a reduzir os custos relacionados ao tempo de inatividade e às soluções de recuperação de desastre.

Quais são os principais recursos de uma solução Anti-DDoS?

Uma solução anti-DDoS pode oferecer uma série de recursos para ajudar a proteger seu site. Estes incluem detecção e bloqueio de ataques, monitoramento e limites de tráfego, filtragem de pacotes, autenticação de usuário, proteção de aplicativos e serviços, e muito mais.

Além disso, as soluções anti-DDoS também podem oferecer recursos de segurança avançados, como análise de comportamento e prevenção de ataques.

Leia também: O que é vazamento de dados?

Como implementar uma solução Anti-DDoS de forma eficaz?

A implementação eficaz de uma solução anti-DDoS começa com uma análise detalhada do ambiente de rede. Isso ajudará a identificar quaisquer vulnerabilidades existentes e quais medidas de segurança devem ser tomadas.

Em seguida, é importante estabelecer uma configuração de segurança adequada, que inclua controles de acesso e de tráfego, autenticação e monitoramento.

Por último, é importante testar a solução para garantir que ela está funcionando adequadamente e protegendo o site da forma correta.  

Como posso saber se estou sob um ataque DDoS?

Sinais de um ataque DDoS incluem inacessibilidade súbita do site, desempenho anormalmente lento da rede e aumento inexplicável no tráfego.

As empresas correm riscos implementando uma solução Anti-DDoS?  

Implementar uma solução anti-DDoS pode trazer algumas experiências ruins. Por exemplo, se a solução não for configurada corretamente, ela pode bloquear o tráfego legítimo e resultar em uma experiência ruim. Além disso, se a solução não for testada adequadamente, ela pode não ser eficaz na proteção de seu site.

No entanto, se uma solução anti-DDoS for implementada de forma adequada, ela pode ajudar a proteger o site de ataques DDoS e garantir que ele esteja sempre disponível e seguro. 

Vale a pena contratar uma solução Anti-DDoS? 

Uma solução anti-DDoS é a maneira ideal de proteger seu site de ataques de negação de serviço distribuídos. Ela pode bloquear ataques antes que eles cheguem ao site, minimizar o impacto daqueles em andamento, além de melhorar a disponibilidade e a segurança da rede.

Leia também: O que são aplicações web?

Para implementar uma solução anti-DDoS de forma eficaz, é importante realizar uma análise detalhada do ambiente de rede, estabelecer uma configuração de segurança adequada e testar a solução.

Se uma implementação feita de maneira errada pode trazer vários riscos, feita corretamente, só trará benefícios na proteção de seu site contra ataques DDoS.  

Solução Anti-DDoS da NSFOCUS  

A NSFOCUS dispõe de uma arquitetura de solução anti-DDoS completa para todos os tipos e tamanhos de empresa. Tanto para ambientes on-premises, quanto para ambientes em nuvem, é possível desenhar um modelo de mitigação baseado em um retorno de investimento (ROI) que irá garantir que os serviços mais críticos continuem em funcionamento.

Além de utilizar desvios de rota BGP ou DNS e adaptar recursos de inteligência de acordo com o comportamento do ambiente de rede do cliente, existe a possibilidade de construir um ambiente híbrido, onde ataques em menor escala são mitigados na rede local e, em caso de aumento exponencial, pode ter o tráfego desviado para a nuvem, garantindo flexibilidade e escala da solução.